O seguro que você precisa, com as facilidades que você procura estão aqui. Não perca tempo, envie logo as informações necessárias para que lhe façamos uma oferta interessante.

Selecione o produto para solicitar a sua cotação:

 

 

Veja mais



Digite o seu e-mail no campo abaixo e receba novidades por e-mail.

 
Queda da taxa de juros obriga mercado a rever preços

O recuo da taxa básica de juros, a Selic, para 11,25% ao ano, vai afetar os ganhos financeiros das seguradoras, exigir reajustes nos preços de empresas que contavam com os resultados provenientes de aplicações para manter prêmios sem realidade tarifária e, ainda, minar a disposição de competição predatória em ramos de massa, como, por exemplo, a carteira de automóvel.

O diagnóstico é consensual entre dirigentes de seguradoras consultados pelo Jornal do Commercio. Em contrapartida, se o ciclo de baixa da Selic provocar uma retomada do crescimento, o mercado está disposto a pagar o preço de melhorar os resultados operacionais e reduzir a dependência dos ganhos financeiros.

O presidente da Chubb do Brasil, Acacio Queiroz, admite que a maioria das seguradoras brasileiras tem o seu resultado proveniente das aplicações financeiras, tendo em vista que poucas são aquelas que contribuem significativamente para o respectivo lucro por meio do resultado operacional¿. Considerando-se tal realidade, acrescenta ele, qualquer mudança na taxa Selic implica diretamente nos resultados financeiros do mercado segurador brasileiro.

Contudo, Acácio Queiroz destaca que a influência poderá ser maior ou menor, de acordo com a origem das suas aplicacões, respeitando sempre as normas estabelecidas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Ele se refere ao perfil das aplicações financeiras, visto que as empresas que tenham parte de suas reservas em títulos pré-fixadas serão menos afetadas no ano corrente do que aquelas que estão alocadas em papéis pós-fixadas. Na avaliação do presidente do Grupo Nobre Seguros, Pedro Alburquerque, a adaptação do setor a ganhos cada vez menores provenientes do mercado financeiro seria bastante traumática se ocorresse há 15 anos, período em que as empresas ainda eram mais dependentes dos resultados das aplicações financeiras. Contudo, com a estabilidade econômica, houve um gradual empenho do mercado em gerar resultado operacional.

Fonte: Jornal do Comércio

 

© Valim Corretora de Seguros Ltda. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Tássia Valim